Como reduzir o consumo de sal:

Publicado por Ricafonte Web Design em 12/09/2012 às 16h33
  • Tire o saleiro da mesa: Deixá-lo à disposição é uma armadilha para usar mais sal de forma desnecessária.
  • Tendo como referência um pacote de 1 kg de sal, divida a quantidade pelo número de pessoas que fazem as refeições principais em casa. Em cinco, tem-se 200g para cada um. O ideal é que o pacote dure 60 dias — cerca de 3 g diários para cada um se forem consideradas outras fontes de sódio.
  • Sal de ervas: misture quantidades iguais de sal, alecrim, manjericão e orégano e liquidifique até virar um pó. Se você usar 1 colher de sopa desse tempero no lugar de 1 colher de sal, vai reduzir a quantidade do ingrediente em 75%.
  • No lugar do sal de mesa, compre sal marinho ou sal light. O primeiro tem outros nutrientes que fazem bem ao organismo; o segundo, por levar cloreto de potássio, tem teor de sódio menor.
  • Abuse de temperos: Além de não terem sódio, agregam sabores e outras vantagens. O alho protege o coração, a cebola previne contra o câncer, o louro é antioxidante, o tomilho fornece vitamina C.
  • À medida que se reduz o consumo de sal, a tendência é que o limiar para a percepção de sal no paladar também diminua. “As papilas gustativas se acostumam com menos sal em até seis semanas”, diz Jerônimo Centeno.

 

Fonte: Portal da Revista Womens Health (editora Abril) - Por Gustavo Simon

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